Blog Tudo e Todas

Viagem pelo Sul da Alemanha: do Vale do Rio Reno à Munique, as belezas e histórias germânicas

Viagem por: Tudo & Todas em: 29/09/2017 | 10:00

Entre os dias 28 de agosto e 10 de setembro, o jornalista Claudio Froemming esteve conhecendo parte da região sul da Alemanha, país de onde vieram seus antepassados por parte de pai e mãe. A viagem foi programada com seis meses de antecedência. Acompanhado de mais alguns parentes, viajou até Frankfurt, e de lá com um veículo locado, conheceu diversas cidades e pontos turísticos.

Segundo ele, a temperatura local, com o fim do verão, estava agradável, com um pouco de calor durante o dia e um leve frio à noite. Sua percepção sobre o país foi a melhor possível, pois destacou a preservação dos prédios históricos, da cultura e costumes, que andam em harmonia com a tecnologia.

Froemming conta que tudo na Alemanha foi lindo e surpreendente, como a limpeza e organização das cidades e do interior, estradas perfeitas e bem sinalizadas, transporte público com várias opções e de ótima qualidade, ciclovias em todos os lugares e passeios públicos sem defeitos ou ondulações. Acessos fáceis para cadeirantes e muito respeito entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

O viajante destacou que os jardins nas praças públicas, comércios e residências são magníficos, pois os alemães prezam muito pela beleza das flores e das árvores. Outro fato que lhe chamou a atenção foi a confiança com que os germânicos convivem entre si e com os turistas, pois em vários locais as pessoas compram os produtos e deixam o valor em um lugar reservado para isso, já que não tem ninguém para atender e cobrar.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasClaudio no Ninho da Águia nos Alpes alemães, local visitado e utilizado por Hitler
Claudio no Ninho da Águia nos Alpes alemães, local visitado e utilizado por Hitler
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasConhecendo o lago Konigsee em meio aos alpes da Baviera, sul da Alemanha
Conhecendo o lago Konigsee em meio aos alpes da Baviera, sul da Alemanha
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasFreiberg, além dos prédios antigos e históricos, tem a beleza das flores que encantam turistas de todos os lugares
Freiberg, além dos prédios antigos e históricos, tem a beleza das flores que encantam turistas de todos os lugares

Dos locais visitados por Claudio Froemming, estavam o Vale do Rio Reno, com seus castelos e vinícolas; Nuremberg, com seu centro histórico; e Bamberg, onde há uma cerveja defumada. Em Munique, fizeram compras e conheceram lugares famosos, como a cervejaria Hofbräuhaus, Marienplatz, Jardim Inglês e o Campo de Concentração Nazista de Dachau, que foi o primeiro instituído na Alemanha e no mundo.

Em Berchtesgaden, conheceram os Alpes, e também o local que Claudio Froemming mais gostou, o Ninho da Águia e o lago Konigsee. O Ninho da Águia fica no extremo sul da Alemanha, já na divisa com a Áustria, e é um local construído a dois mil metros de altitude, o qual servia como esconderijo de Hitler na 2ª Guerra Mundial, e também como um local de descanso.

Em Freising, visitaram a primeira cervejaria de que se tem notícias. A Weihenstephaner nasceu em um mosteiro onde os monges começaram a comercializar a cerveja oficialmente no ano 1040, sendo que continuam até hoje, onde há uma escola para cervejeiros e um restaurante. O mestre-cervejeiro, Ruben Froemming, que também foi no passeio, estudou nesta instituição de 1975 a 1978 e lembrou com saudades os tempos de estudante. Também visitou, juntamente com os demais familiares, a cervejaria Fohr, onde fez seu estágio e reencontrou o proprietário, que lhe recebeu com muita cordialidade.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasNa cidade histórica de Nuremberg muitos prédios antigos, castelos e rios encantam os turistas
Na cidade histórica de Nuremberg muitos prédios antigos, castelos e rios encantam os turistas
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasEm Strasbourg, no lado Francês, divisa com Alemanha, um passeio de barco por um dos canais que cortam a cidade é um belo atrativo
Em Bamberg, os prédios cortados por rios e a cerveja defumada marcaram o passeio
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasCom artistas de rua, Claudio Froemming fez uma pausa para ler a Folha do Mate
Com artistas de rua, Claudio Froemming fez uma pausa para ler a Folha do Mate

Em Meersburg, o lago Constança e o Castelo de Burg são algumas das várias atrações. Esse castelo é um dos mais antigos da Alemanha, pois tem quase 1.400 anos. A Floresta Negra também foi visitada e a cidade de Oberkirche, que serviu como base para conhecer outros locais próximos como Freiburg, Baden Baden e Strasbourg (França).

Froemming conclui dizendo que o passeio foi maravilhoso e recomendável, pois além das belezas, da cultura, culinária, tradição e modernidade, o turista pode desfrutar de um roteiro que é muito seguro e sem surpresas desagradáveis.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais