Vida em Londres: 9 coisas que aprendi no primeiro ano no exterior

Viagem por: Ananda Etges em: 04/08/2017 | 14:00

Agora em agosto completamos um ano de vida na Inglaterra. É uma data para celebrar, pois a mudança foi muito sonhada e planejada. Além disso, nos últimos meses vivemos os mais diversos desafios. Saímos da zona de conforto e enfrentamos situações que nem podíamos imaginar. Isso tudo trouxe conquistas e lições valiosas, então quero compartilhar nove coisas que aprendi desde que embarcamos para a nova jornada.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasHá um ano, estamos vivendo em Londres
Há um ano, estamos vivendo em Londres

1 - Aprendi a ser prática: a vida sem família ou amigos por perto exige praticidade, ainda mais com filhos. A rotina é corrida, você não tem tempo para enrolar. Ainda mais no estilo de vida inglês. Gostou? Compra agora. Quer alugar a casa? Já sinaliza o depósito. Estragou? Joga fora. Não deu certo? Vamos em frente.

2 - Aprendi a pensar mais em mim: quantas vezes você já foi em algum lugar que não estava com vontade só para agradar outra pessoa ou por aparência? Eu fazia muito isso! Ah, mas vão notar a minha ausência. Ah, mas tal pessoa vai se importar. Que pena! Hoje em dia só faço o que realmente me anima e quero fazer. Isso não significa ignorar o sentimento dos outros, apenas ter mais foco em mim mesma e nas minhas vontades.

3 - Aprendi a me importar menos com a aparência: em Londres as pessoas se vestem como querem e ninguém dá muita bola para isso, nem fica olhando de cima a baixo. Isso é libertador!

4 - Aprendi a viver com menos: de que adianta uma prateleira cheia de livros se você lerá cada um no máximo uma vez? Um armário lotado com roupas que você não veste tem mais de anos? Desde a mudança começamos um processo de desapego muito grande. Desapego material e emocional. Isso continua muito presente na nossa rotina, todos os dias. Menos consumo, menos coisas acumuladas, menos 'ter'.

5 - Aprendi a importância de uma amizade: tenho grandes amizades no Brasil, mas amigos são praticamente a sua família no exterior. Eles que estarão ao seu lado em qualquer emergência, mas, mais do que isso, entendem o que você está passando e todos os sentimentos envolvidos na vida em outro país. Desde que chegamos conhecemos famílias brasileiras incríveis que são um verdadeiro suporte para gente. Isso é valioso!

6 - Aprendi a conviver com a diversidade: se tem uma coisa que não falta em Londres é diversidade. A cidade é vibrante! Pessoas de todos os lugares, diferentes raças, religiões, culturas. Tem sido uma experiência maravilhosa aprender mais sobre isso, inclusive um exercício constante de respeito e empatia.

7 - Aprendi a ter paciência: na verdade eu ainda preciso aprender mais sobre isso! Às vezes sinto uma ansiedade para que as coisas aconteçam, para que tudo dê certo logo. Quero a casa dos sonhos, quero viajar mais, quero um emprego legal. Quero tudo já, quero tudo agora! Mas morar no exterior é recomeçar e exige paciência. Demora um tempo até as coisas se encaixarem, então é preciso aceitar isso para ter mais tranquilidade no coração.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasA qualidade de vida proporcionada às crianças é um dos pontos fortes de nossa vida aqui
A qualidade de vida proporcionada às crianças é um dos pontos fortes de nossa vida aqui

8 - Aprendi que todo emprego é digno: não importa se você é babá, trabalha em uma loja, faz limpeza, é professora, dentista ou médica. O importante é você fazer o que precisa ser feito com honestidade e esforço. Pague suas contas, busque qualidade de vida e seja feliz.

9 - Aprendi a sentir saudade: a gente aprende a sentir saudade? Eu acredito que sim. Para mim, aprender a sentir saudade envolve aceitar a distância e buscar formas de aliviar o coração. A tecnologia é uma grande aliada. Fotos, vídeos, áudios. Tudo aproxima quem a gente ama. Claro que não se compara com um abraço apertado, aquele chimarrão na sala de casa com todo mundo reunido. De vez em quando as lágrimas vão transbordar. Mas faz parte e tudo fica mais fácil quando a data do próximo encontro já está marcada em forma de uma passagem aérea.

Ananda Etges é jornalista, mestre em Letras, e autora do blog Projeto de Mãe.

>> Você já está sabendo quem são os colaboradores que, a partir de agora, partilham histórias e opiniões aqui no T&T? Acesse essa lista completa, e saiba quem você encontrará por aqui.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais