Vida na Flórida: nossa experiência com o ensino americano

Viagem por: Michele Assmann em: 03/11/2017 | 21:30

Oi, gente!

Hoje vou falar um pouco sobre a nossa experiência com a educação escolar americana. Faz alguns meses que a Verônica começou a frequentar o colégio aqui em Orlando e já passamos pelo período de adaptação.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasVerônica pronta para a escola
Verônica pronta para a escola

No início, como para qualquer pai e mãe, em qualquer lugar do mundo, foi um pouquinho difícil. Ela estava acostumada com uma rotina no Brasil, com os amiguinhos, as professoras e o ambiente. Nos primeiros dias ela sentiu um pouco essa mudança. Mesmo que a Verônica já falasse inglês, é muito diferente ser inserida num ambiente onde é a língua principal, o exercício é constante, mas graças a Deus ela tem um coleguinha que fala também português.

Com o passar das semanas, tanto ela, quanto nós, fomos nos adaptando a essa nova realidade. Ela, dentro de sala, e nós, dando suporte em todo esse processo. Os americanos são extremamente metódicos e organizados em absolutamente tudo. Começando na hora de levar e buscar as crianças na escola - ela fica dentro do condomínio onde moramos, o que facilita bastante.

Resumidamente, há um sistema de ordem para que as crianças entrem nos carros de seus pais. O carro é identificado com uma placa e uma pessoa fica com um microfone falando o nome das crianças e qual número do 'gate' que o veículo deve parar. Chegando, a criança entra direto no carro. É super rápido, ágil e todos com muita educação.

Além de trabalhos, há também provas, uma delas acontece uma vez na semana e é uma espécie de ditado. No início foi um pouco difícil para a Verônica, mas agora já está tirando de letra.

O mais incrível é poder acompanhar de pertinho como as crianças se adaptam bem e de maneira rápida. Nós, como pais, nos sentimos muito orgulhosos por ver todo esforço e desempenho da nossa filha que agora se comunica super bem e com sotaque americano.

Na próxima semana o Ricardo vai acompanhar a turma da Verônica no Museu. Depois conto como foi a experiência.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasA escola de Verônica fica dentro do nosso condomínio
A escola de Verônica fica dentro do nosso condomínio

Separei aqui como a escola americana é dividida em relação aos períodos e matérias:

Preschool: Equivalente ao jardim da infância. Por não ser obrigatório, quase não existem escolas públicas, a maioria frequenta escolas particulares. São conhecidas como Day Care.

Elementary School: Equivalente ao nosso Ensino Fundamental I. A criança precisa ter 5 ou 6 anos completos. Dura aproximadamente 5 anos (1ª a 5ª série). As matérias obrigatórias são: inglês (gramática, soletração e vocabulário), matemática, estudos sociais, ciência, educação artística, educação física, arte e leitura.

High School: do 9º ao 12º ano - 4 anos - equivalente ao nosso Ensino Médio.

No middle e no High School as matérias obrigatórias: matemática (álgebra, geometria, pré-cálculo, estatística), inglês (literatura, humanismo, composição, linguagem oral), ciências (biologia, química e física), história (história, geografia, economia), educação física e uma língua estrangeira (pode ser definida pelo Distrito ou pelo Estado).

Além das matérias obrigatórias, os alunos escolhem algumas matérias opcionais: artes, música, esportes, teatro, línguas estrangeiras e carreiras técnicas.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais