Blog Tudo e Todas

Vida na Suíça: a tradição dos mercados de Natal

Viagem por: Tita Becker em: 08/12/2017 | 10:00

Agora começa uma época muito linda, quando as cidades são enfeitadas com muitas luzes e decorações de Natal, sendo que cada uma tem suas próprias tradições. Aqui na Suíça não poderia ser diferente. Cidades, lojas e shoppings decorados, e algo que só estou conhecendo agora, que é muito tradicional por aqui: os 'Marchés de Noël' ou Mercados de Natal.

Essa tradição começou no final do século XIII, em Viena, e mais tarde espalhou-se por vários países da Europa, como Alemanha, França, Suíça, Espanha e outros. Aqui na Suíça, quase todas as cidades tem seus mercados. Os mais famosos são os de Zürich, Basel e Montreux (esse último nós visitamos).

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasMercado de Natal em Montreux
Mercado de Natal em Montreux

Em Neuchatêl (cidade que moramos), há dois mercados, o de artesanato e o de Natal, que acontecem em dois locais diferentes. A entrada nesse mercados é gratuita, e eles acontecem ao ar livre, sendo que o único totalmente coberto é o de Zürich.

A princípio eu imaginava que fossem feiras de artesanato e decorações para o Natal. Mas é muito mais do que isso. São várias casinhas de madeira que oferecem muita, mas muita comida típica como fondue, raclette, salsichas, batatas, churros e bebidas. Algumas são típicas de Natal, como o vinho quente, que é muito parecido com o nosso quentão, e que tem o propósito de esquentar as pessoas, pois é uma época muito fria, às vezes com neve, e os mercados são ao ar livre! Também existe uma outra bebida quente típica, que é à base de maçã e canela, e o chocolate quente. Em alguns há pista de patinação no gelo, em outros parque de diversão, desfiles de Natal e apresentações.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasExperimentando 'vinho quente' com os amigos brasileiros Carine e Deco
Experimentando 'vinho quente' com os amigos brasileiros Carine e Deco
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasGuloseimas e decorações
Guloseimas e decorações

É realmente uma época muito linda e mágica, com neve e com todas essas tradições e novidades que enchem os nossos olhos e alegram o coração!

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais