Blog Tudo e Todas

Volta às aulas: momentos de empolgação e tensão para pais e filhos

Comportamento por: Daiana Nervo em: 05/02/2018 | 19:00

O início da vida escolar dos nossos filhos é sempre motivo de tensão para nós, pais. Será que a escola é mesmo a melhor? Será que irão se adaptar? A professora é mesmo amorosa e profissional? Será que aposto na proposta pedagógica ou no acolhimento pessoal?

São perguntas que nos angustiam nesse período, pois sabemos que elas podem definir a construção da personalidade dos nossos filhos, os amigos que eles irão conviver e a visão de mundo que terão a partir da sua vivência escolar.

Desde os cinco meses de idade, quando levei meu filho para a sua primeira escolinha, esses sentimentos me acompanham. Sim, sou exagerada e ansiosa por natureza, mas sei também que todas as mães passam por isso em algum grau.

 

Foto: Arquivo pessoal / Tudo & TodasJoão Vitor conclui os estudos e parte para novas experiências ao ingressar no 1º ano
João Vitor conclui os estudos e parte para novas experiências ao ingressar no 1º ano

***

Na escola eles estão longe dos nossos olhos, fora da nossa redoma e são tratados como apenas mais um no grupo. Ter a consciência de que isso é muito bom para eles e os ajudará a crescer e amadurecer é libertador. Mas nem sempre é fácil.

Prestes a ingressar no primeiro ano da 'Escola Grande', eu novamente sinto aquele frio na barriga. Ainda não sei se ele vai cursar pela manhã ou à tarde (ele dorme demais, mas os amiguinhos da antiga escola vão pela manhã - Socorrro).

Mas a verdade é que, no fundo, sei que o sofrimento é inútil. Geralmente as crianças se adaptam mais facilmente que os adultos, fazem grandes amigos na escola e sentem-se importantes por conquistar autonomia. Portanto, minha dica de hoje e meu mantra interior é:

 

Foto: Arquivo pessoal / Tudo & TodasDaiana Nervo vivencia novamente a experiência de escolher a escola ideal para o filho
Daiana compartilha dos sentimentos ao escolher a escola ideal para o filho

 

'Faça com que essa transição de volta/início das aulas ganhe um significado leve e divertido para seu filho. Retire toda essa bagagem de responsabilidade das costas e transmita apenas o positivo a eles. Esse é o momento de encontrar os amigos, fazer novos colegas, 'ser grande' e aprender muitas coisas novas.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais